segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Hiroshima X Chernobyl

É muito curioso o fato de poder morar em Hiroshima e Nagasaki e não na cidade de Chernobyl, na Ucrânia. Essas três cidades passaram por uma das maiores tragédia da história durante a Segunda Guerra Mundial. 

No dia 6 de agosto aviadores lançaram a bomba atômica que foi chamada de Little Boy. Essa bomba tinha cerca de 3 metros de comprimento e carregava 64 de quilos de material radioativo,pesando 4 toneladas e meia. Assim que a bomba explodiu como planejado, a cerca de 600 metros acima de Hiroshima, mais ou menos dois quilos de urânio sofreram fissão nuclear, criando um lançamento de 16 quilotons de força explosiva. Como Hiroshima fica em uma planície, a Little Boy causou um imenso desastre.



As estimativas variam, mas cerca de 70 mil pessoas foram mortas, sendo que a detonação deixou ainda o mesmo número de pessoas feridas. Quase 70% dos edifícios da cidade foram destruídos. Desde então, acredita-se que cerca de 1,9 mil pessoas morreram de vários tipos de câncer decorrentes da liberação de radiação da bomba.

 No dia 9 foi a vez da cidade de Nagasaki , na qual lançaram a Fat Man,com muito mais potência. Cerca de 900 gramas dos seis quilos de plutônio contidos na bomba sofreram fissão nuclear no momento da detonação a 500 metros acima de Nagasaki, liberando 21 quilotons de força explosiva.



A bomba explodiu acima de um vale e grande parte da cidade foi protegida da detonação. Mesmo assim, estima-se que entre 45 a 70 mil pessoas morreram instantaneamente e outras 75 mil ficaram feridas. Apesar de todo o efeito devastador da bomba de Nagasaki, não existem dados disponíveis sobre mortes posteriores por câncer que possam ser atribuídos à exposição da radiação liberada.



Chernobyl

A tragédia em Chernobyl poderia ter sido evitada. O que gerou a grande catástrofe foram testes de um novo Sistema de regulação de tensão do reator onde aconteceu a tragédia. Porém,naquela altura do campeonato, os funcionários já estavam cansados e, consequentemente, mal preparados. 





Os reatores da usina em Chernobyl eram instáveis e o sistema de refrigeração para amenizar as relações de calor se tornou difícil de controlar. Além disso, não havia uma estrutura de Contenção de alto nível, apenas uma camada grossa de concreto. 

No dia 26 de abril de 1986, os engenheiros queriam testar por quanto tempo as turbinas elétricas alimentadas pelo reator continuariam operando enquanto ele não estava mais produzindo energia. Para isso, eles tiveram que desativar muitos dos sistemas de segurança do equipamento.

Enquanto o teste era feito, pouca água necessária para o resfriamento entrou no reator e foi virando vapor. Com o sistema de refrigeração difícil de controlar, a reação de calor aumentou para níveis perigosos. Os operadores tentaram reverter o problema, mas aí já era tarde demais e o resto da história o mundo conheceu com muito pesar. O teste não estava autorizado e fugiu do controle dos cientistas.


Estima-se que cerca de sete a dez toneladas de combustível nuclear foram liberados e pelo menos 28 pessoas morreram diretamente como resultado da explosão da usina de Chernobyl, que gerou ainda uma nuvem radioativa que se espalhou até a Europa. Estima-se também que mais de 233 mil quilômetros quadrados de terra foram seriamente contaminados, com os piores efeitos sendo sentidos na Ucrânia, Bielorrússia (Belarus) e Rússia.

Então porque não se pode viver em Chernobyl ? A explosão da usina de Chernobyl foi em terra firme,contaminando diretamente o solo e consequentemente os rios, e plantas que ali viessem a nascer. Já as explosões em Hiroshima e Nagasaki não resultaram em uma contaminação tão profunda  (apesar das catástrofes) e com o decorrer dos ano essa contaminação foi sendo dissipada.

Fonte : Megacurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário