quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Conheça 5 coisas criadas por campanhas de marketing

O dia dos pais foi inventado pra vender roupa 1
Enquanto o dia das mães se iniciou naturalmente como uma forma de crianças homenagearem as mães que morreram na guerra, a criação do Dia dos Pais na década de 1930 não foi simplesmente uma resposta ao dia das mães. A indústria de cartões e a New York Associated Men’s Wear Retailers (Associação de Varejistas de Roupas Masculinas de Nova Iorque), cujos lucros estavam em baixa durante a depressão, usaram o Dia dos Pais como uma ferramenta promocional para vender cartões e gravatas.

O Papai Noel foi criado pela Coca Cola
5
Antes da década de 1930, São Nicolau (também conhecido como Papai Noel) foi descrito mais como um cara magro e parecido com um elfo. Mas quando a empresa Coca-Cola começou a colocar anúncios no Saturday Evening Post, os seus publicitários redesenharam o Papai Noel para ser o homem grande e alegre de roupa vermelha e barba branca que conhecemos hoje. No entanto, a imagem não era totalmente original — eles basearam as suas interpretações na descrição do Papai Noel no poema de Clement C. Moore, “Twas the Night Before Christmas” (Era a Noite Antes do Natal).
A idéia de que feder no sovaco é ruim foi inventada por uma marca de desodorante
4
A demanda por desodorantes foi iniciada por um produto: Odorono (entendeu?). Criado para manter as mãos de cirurgiões secas, Edna Murphy decidiu na década de 1920 que iria comercializar este produto como uma maneira de manter as axilas femininas secas. Mas primeiro ela teve que convencer a todos que o odor corporal era uma coisa ruim.
Mulheres não raspavam o sovaco até a Gillete mandar
3
Impulsionada pelo aumento de vestidos sem mangas e com mangas transparentes que estavam ficando na moda, a partir de 1915 foi lançada uma campanha de marketing na Harper’s Bazaar pela Gillette para convencer as mulheres que os pelos das axilas eram anti-higiênicos e fora de moda. Por volta de 1920, estes anúncios onipresentes tinham gerado toda uma indústria de produtos pessoais de barbear.
Registros de presentes de casamento foram inventados por uma loja de departamentos
2
 Em 1924, a loja de departamentos Marshall Field, em Chicago, criou o primeiro registro de presentes de casamento. Antes disso, era costume que só a família mais íntima da noiva e do noivo oferecessem presentes. Hoje, cerca de 96% dos casais estão registrados em pelo menos uma loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário