O dia dos pais foi inventado pra vender roupa
Enquanto o
dia das mães se iniciou naturalmente como uma forma de crianças
homenagearem as mães que morreram na guerra, a criação do Dia dos Pais
na década de 1930 não foi simplesmente uma resposta ao dia das mães. A
indústria de cartões e a New York Associated Men’s Wear Retailers
(Associação de Varejistas de Roupas Masculinas de Nova Iorque), cujos
lucros estavam em baixa durante a depressão, usaram o Dia dos Pais como
uma ferramenta promocional para vender cartões e gravatas.
O Papai Noel foi criado pela Coca Cola
Antes da
década de 1930, São Nicolau (também conhecido como Papai Noel) foi
descrito mais como um cara magro e parecido com um elfo. Mas quando a
empresa Coca-Cola começou a colocar anúncios no Saturday Evening Post,
os seus publicitários redesenharam o Papai Noel para ser o homem grande e
alegre de roupa vermelha e barba branca que conhecemos hoje. No
entanto, a imagem não era totalmente original — eles basearam as suas
interpretações na descrição do Papai Noel no poema de Clement C. Moore,
“Twas the Night Before Christmas” (Era a Noite Antes do Natal).
A idéia de que feder no sovaco é ruim foi inventada por uma marca de desodorante
A demanda
por desodorantes foi iniciada por um produto: Odorono (entendeu?).
Criado para manter as mãos de cirurgiões secas, Edna Murphy decidiu na
década de 1920 que iria comercializar este produto como uma maneira de
manter as axilas femininas secas. Mas primeiro ela teve que convencer a
todos que o odor corporal era uma coisa ruim.
Mulheres não raspavam o sovaco até a Gillete mandar
Impulsionada
pelo aumento de vestidos sem mangas e com mangas transparentes que
estavam ficando na moda, a partir de 1915 foi lançada uma campanha de
marketing na Harper’s Bazaar pela Gillette para convencer as mulheres
que os pelos das axilas eram anti-higiênicos e fora de moda. Por volta
de 1920, estes anúncios onipresentes tinham gerado toda uma indústria de
produtos pessoais de barbear.
Registros de presentes de casamento foram inventados por uma loja de departamentos
Em 1924, a
loja de departamentos Marshall Field, em Chicago, criou o primeiro
registro de presentes de casamento. Antes disso, era costume que só a
família mais íntima da noiva e do noivo oferecessem presentes. Hoje,
cerca de 96% dos casais estão registrados em pelo menos uma loja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário