Logos são uma parte essencial da identidade da marca. Um grande logotipo encapsula a personalidade e a promessa do negócio por trás dele.
Alguns dos logos mais onipresentes do mundo teve um começo humilde. Em 1975, foi pago a Carolyn Davidson 35 dólares para desenvolver o logotipo da Nike também chamado de “Swoosh” manteve-se mais ou menos intacta por quase 40 anos.
Enquanto isso, a Pepsi pagou o Grupo Arnell $ 1 milhão para desenvolver o seu logotipo atualizado em 2008.
Mas e os logos de tecnologia? Certamente o logotipo de Apple — lustroso, prateado símbolo de inovação global — não veio ao mundo totalmente formado. Como se constata, logotipos de tecnologia muitas vezes existem há muito tempo.
APPLE
O primeiro logotipo da Apple, lançado em 1976, parece algo tirado de páginas de um manuscrito do século XVII:
Isso é Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira, no caso de você estar se perguntando. O
logotipo foi inicialmente inscrito com “Newton … Uma mente sempre
viajando pelo Estranhos Mares de pensamento … Sozinho”. Essa premissa
complicada foi desenhado por Ronald Wayne, um dos fundadores da Apple,
que abandonou o seu 10 por cento de ações na empresa como um pagamento
de US $ 800 para seu logotipo. Ele deixou a empresa duas semanas em seu mandato.
Microsoft
Um ano antes, o logotipo da Microsoft, pelo menos, parecia que pertencia ao século XX. Tinha o olhar e a sensação da era disco dos anos 1970, algo que pode aparecer em Boogie Nights, e enfatizou que o nome da empresa foi uma união de microcomputador e software. A versão mais antiga do nome da empresa foi Micro-Soft.
IBM
Muito antes de a
Microsoft ou a Apple aparecerem, a IBM era uma empresa conhecida por
seus sistemas de cronometragem de funcionários, balanças, máquinas de
corte de carne e tabulações de cartões perfurados. Estabelecida
como Time International Recording Company, em 1888, ela mudou seu nome
em 1924 a International Business Machines, e a nova era gerado um novo
logotipo corajoso.
CAnon
Uma década
depois, em 1934, dois inventores japoneses criaram uma câmera sob a
bandeira do Precision Optical Instruments Laboratory. A câmera foi chamada o Kwanon, em homenagem ao Bodhisattva budista da Misericórdia.
O logotipo da Kwanon era cercada por chamas e ostentando mil braços. Os inventores optaram pelo nome simplificado Canon, quando chegou a hora de registrar o nome.
Motorola
Em 1930, com sede em Chicago Galvin Manufacturing Corporation lançou o popular rádio Motorola. O nome foi um mashup de “motor” e “ola”, um sufixo popular para equipamento de som da época, ao longo das linhas da vitrola.
o rádio do carro novo foi um sucesso que o fundador Paul Galvin decidiu mudar o nome da empresa para Motorola. Linha de produtos da empresa claramente evoluiu através dos anos.
Nokia
Graças à sua recente aquisição pela Microsoft , a Nokia tem sido alvo da imprensa nas últimas semanas. Mas, como a IBM, que teve suas raízes no século XIX.
Knut Fredrik Idestam fundou uma fábrica de celulose de madeira na Finlândia e usou o nome de uma cidade próxima. Nokia também é a palavra finlandesa para um animal escuro e peludo a doninha. A
empresa moderna nasceu quando, em 1967, eventualmente, a empresa
deixaria produtos de papel e a doninha para trás, abraçando o mundo das
telecomunicações e telefones celulares.
Xerox
Xerox começou em 1906 como a Companhia Haloid, fabricante de papel e equipamento fotográfico. Vinte
anos mais tarde, Chester Carlson inventou um processo conhecido como
xerografia, aproximou-se da empresa para ver se eles iriam investir em
sua nova tecnologia.
Em 1959, a primeira fotocopiadora do mundo foi lançada no mercado — a Haloid Xerox 914. A copiadora foi tão bem sucedida que a empresa retirou a Haloid de seu nome e nunca mais voltou a usar. Bem,
pelo menos não até a era digital da fotografia aparecer, necessitando
de uma revisão completa da empresa… e claro, um novo logotipo.
Estes foram apenas alguns das totais transformações ao longo dos anos. Quais foram de suas favoritos que esquecemos?
Top crédito imagem: Stefano Tinti / Shutterstock
por
Nenhum comentário:
Postar um comentário